terça-feira, 21 de agosto de 2012

Reservas Ambientais

A pedido da professora de informática, faremos essa postagem sobre reservas ambientais.

Reserva Ambiental uma área de preservação permanente conhecida como (APP), pode ser coberta ou não por vegetação nativa e tem a função de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica, a biodiversidade, o fluxo gênico de fauna e flora proteger o solo e assegurar o bem estar das populações humanas.




Entre as reservas ambientais, o Brasil possui 298 unidades de conservação protegidas pelo governo federal, sendo 126 de preservação integral, além de 429 reservas particulares de patrimônio natural. 
Há 12 tipos de áreas de preservação previstos na legislação: cinco tipos de preservação integral, que não podem sofrer nenhum tipo de exploração econômica, e sete de uso sustentável, que comportam exploração econômica, desde que de forma planejada e que preserve os recursos naturais. 


As áreas de preservação federais somam 70 milhões de hectares, perto de 9% do território brasileiro, enquanto os estados possuem reservas com mais de 4% da área do país. 



O simples ato de decretar reservas, porém, não tem sido capaz de evitar o desmatamento nem a exploração ilegal de recursos, pois não há uma estrutura de fiscalização e gestão capaz de administrar e preservar as áreas públicas. Existem fortes evidências, conseguidas por meio de satélites, do crescimento da devastação em unidades de conservação na Amazônia, por exemplo. 


Para saber mais, acesse: http://educacao.uol.com.br/geografia/reservas-ambientais-no-brasil-conheca-as-areas-de-preservacao-previstas-em-lei.jhtm

Beijos, Alunos do 9º ano B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário